terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Razões Ambientais para o Vegetarianismo

Photosource:Unknown


"O vegetarianismo não é apenas uma solução para os problemas éticos associados à produção de carne. É também uma forma de resolver graves problemas ambientais que existem em todo o Mundo, incluindo Portugal.

Em primeiro lugar, e de especial interesse para os defensores dos direitos dos animais, está a diminuição da biodiversidade . Esta decorre de uma degradação e destruição de habitats naturais, para a produção animal que consome cerca de 70% da superfície agrícola mundial e um terço da superfície da Terra . O aumento gradual do consumo de carne tem levado nos últimos anos à progressiva destruição de habitats únicos como a floresta amazónica, com mais de 20 milhões de hectares destruídos para a criação de terrenos de pastoreio desde 1970 .

A destruição da vegetação para a criação de terrenos para pastoreio provoca um segundo problema gravíssimo . Desprotegidos, os terrenos são facilmente degradados com o aumento da erosão, estando entre 700 milhões e 3 biliões de hectares em todo o Mundo em risco de se perderem . Quando um solo já não serve para o pastoreio, novos habitats naturais são destruídos para continuar a produção de carne . A produção animal é apontada como a principal causa para a desertificação . Num terreno onde é produzido 1 kg de carne, podem ser produzidos 30 kg de cenouras mais 20 kg de maçãs mais 50 kg de tomates e mais 40 kg de batatas .

Outro grave problema associado à produção animal é a destruição de recursos hídricos, seja pelo elevado consumo de água (provocando seca), seja pela poluição que é lançada aos rios. Para produzir um quilo de produtos vegetais são necessários cerca de 100 litros de água mas para produzir um quilo de carne é necessário gastar entre 2000 e 15000 litros de água potável . Por outro lado, o estrume e urina lançados nos rios provocam a contaminação dos lençóis de água tanto por amónia que é altamente tóxica para os peixes como pelo nitrogénio e fósforo que provocam “booms” (grande e repentino aumento da população) de algas que levam à destruição total dos ecossistemas aí existentes . Em Portugal as suiniculturas, com uma criação nacional anual superior a 2 milhões de porcos, são o principal problema de poluição fluvial .

Por fim, tendo em conta todo o processo de produção animal, pode dizer-se que esta actividade provoca um efeito no aumento do aquecimento global ao mesmo nível que a poluição automóvel ou industrial . Por exemplo, anualmente a criação de animais é responsável pela libertação de 15 milhões de toneladas de metano, sendo que este gás contribui 25 vezes mais para o efeito de estufa do que o dióxido de carbono . O aumento previsto de cerca de 2ºC para os próximos anos afecta, não só a vida humana como também a dos animais, provocando a desregulação entre vários ciclos de vida de animais e plantas .

Pela abordagem ambiental a dieta vegetariana gasta muito menos recursos (área arável e água), polui muito menos e conserva melhor os ecossistemas terrestres e aquáticos onde habitam animais e plantas.
É mais um óptima razão para deixarmos de comer seres sencientes e optarmos pelo vegetarianismo."

Hugo Evangelista (Associação Vegetariana Portuguesa 2005)
Não gosto de me armar em eco-chata, mas ponderem um bocadinho na vossa saúde e claro, na saúde do nosso planeta.

6 comentários:

Anônimo disse...

belo blog o teu... acho mt interessante que o uses para partilhar informação e "algumas coisas" úteis, e não apenas para conversas de "chaxa"... a tua alma é linda de morrer. adorei o teu blog, beijinhos

Anônimo disse...

Lol,

lembro-me dessa expressão do "eco-chata" de algum lado. :D

Grande post.

beijinhos*

Sunshine disse...

:) Graças a ti conheço as alternativas... mas também confesso, há momentos em que o corpo pede um belo de um bife!!!!

Liilavati disse...

Obrigada anonimo pelo carinho...és sempre benvido ao meu blog :D

Imperador Marco António, ser vegetariano não é comer salada...Isso é um mito...Existem pratos vegetarianos para todos os gostos e apetites:D

Dinesh...À conta dum certo eco-chato os escassos banhos de imersão são feitos apenas com meia banheira de àgua.Quanto aos vegetais congelados e ao microondas a minha teimosia venceu!

Liilavati disse...

Sunshine...tens de provar uns bifinhos de seitan, querida! Ninguem morre e toda a gente fica satisfeita:P

pikenatonta disse...

Eheh! Eu gostava de experimentar esses bifes de seitan!! :)
Achei este post bem interessante, por mim, nunca serás uma eco-chata! :)

Greatness Within

  “Protegei-me da sabedoria que não chora, da filosofia que não ri e da grandeza que não se inclina perante as crianças.”  Khalil Gibran