quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

Germinação de sementes

by Letincelle

As sementes germinadas e seus rebentos são dos alimentos mais alcalinizantes, nutritivos e de fácil digestão conhecidos pelo ser humano. São ricos em vitaminas, minerais, proteínas e enzimas, e podem ser germinados de forma simples e com baixos custos.

Um rebento possui toda a energia, vitaminas e nutrientes que permitem transformar-se numa robusta planta. Nesta fase de desenvolvimento o seu valor nutricional está no seu expoente máximo, pois, pode conter 400% de proteínas e 3900% de beta-caroteno comparativamente com uma planta completamente desenvolvida.

Estudos demonstraram que sementes germinadas de algumas espécies de crucíferas (brócolos, agrião, rabanete) contêm níveis excepcionalmente elevados de compostos anti-cancerigenos como o sulforafane (20-50 vezes superior à planta completamente desenvolvida) que auxilia na função antioxidante da vitamina C e da vitamina E.
Possuem elevadas concentrações de vitaminas, minerais, antioxidantes, oligoelementos, bioflavonóides, óleos essenciais.
Previnem a anemia, osteosporose, doenças renais, cancro. Agem como um tónico muscular e melhoram o sistema imunitário. Estas são apenas algumas das potencialidades destes alimentos.
Em algumas espécies,os rebentos e sementes germinadas são de mais fácil digestão devido ao seu conteúdo enzimático, ao contrário das sementes e plantas desenvolvidas (ex: feijão, couve)

As sementes germinadas e rebentos podem ser utilizados em sopas, saladas, em molhos, e em sumos. Podem integrar qualquer prato tanto cruas como cozinhadas.

Podem ser germinadas:
- alfalfa, nabo, rabanete, brócolos,
- sementes girassol, mostarda, abóbora, fenogrego
- trigo, aveia, cevada,quinoa, kalmut,bulgur, centeio
- feijão mung, feijão azuki, ervilhas, grão-de-bico, lentilhas, soja


O processo de germinação é muito simples.
As sementes devem ser demolhadas durante 24 horas em local escuro. Sementes de maior dimensão (ex:feijões) podem ser demolhadas durante 48 horas.
Nos dias seguintes as sementes deverão ser lavadas diariamente e enxaguadas para evitar a formação de bolores. Este processo dura 2 a 4 dias , dependendo do tipo de sementes.
Depois de germinadas as sementes podem ser conservadas durante uma semana em local frio.


Boas saladas e muita saúde para todos!

5 comentários:

Sunshine disse...

LOL... estou a ver que vou ter que cuscar as tuas novas receitas de culinária!

Liilavati disse...

lololol...Andam verdíssimas, religiosamente verdíssimas! Acho que vais gostar...Alguns rebentos têm um sabor um tantinho picante...
Quando quiseres, é só aparecer para um jantarinho:)

Sunshine disse...

Eu não preciso de segundo convite!!! Um dia apareço! :)

Anônimo disse...

Ola,faco oficina de brotos e producao de clorofila e achei seu artigo muito esclarecerdor,informacoes desse nivel sao dificil de encontrar...
gostaria de me corresponder com vc e qualquer um para compartilhar maiores informacoes sobre nutricao[Em caso de intersse por favor mande-me um email]buddy_holley@hotmail.com

Anônimo disse...

o k eu estava À procura era de exemplos de sementes.
Não era isto!

Greatness Within

  “Protegei-me da sabedoria que não chora, da filosofia que não ri e da grandeza que não se inclina perante as crianças.”  Khalil Gibran