domingo, 13 de maio de 2007

"Fazer crescer flores no lodo"

by O Mars



"Costuma dizer-se que a flôr de lótus, que é belissima,cresce no lodo.Tanto o lodo como a flôr de lótus são necessárias. O lodo,a sujidade e o lixo das nossas vidas (e da vida dos outros) não são algo que deva ser rejeitado,que deva ser considerado mau ou censurado.Quando limpamos,aprendemos a enfiar as mãos no lodo,sabendo que ele é necessário para que a flor da nossa vida possa crescer.As dificuldades que enfrentámos, os nossos erros e tristezas,são apenas fertilizantes.


(...)Mas não há ninguém que possa limpar o lixo que produzimos na nossa vida e nos nossos relacionamentos. Temos de estar disponiveis a lá ir, sem detestar a sujidade, sem nos culpabilizarmos ou a outrem, e limpar, pura e simplesmente



(...)Nós agarramo-nos a memórias ou a emoções dolorosas, achando que se não nos libertarmos delas ou nao as esquecermos teremos aprendido algo com elas, e a tal situação temivel, que tanto receamos,não ocorrerá. No entanto, e estranhamente,é o contrário que muitas vezes acontece. (...) Aquilo a que damos atenção, expande-se.Aquilo a que damos atenção torna-se uma parte de nós"


Brenda Shoshanna , Zen e a Arte de Amar



Nestes ultimos meses, ao contrário do que me é habitual, senti que de alguma maneira, a tristeza passou a ocupar um espaço maior do que a alegria na minha vida.Perdi a inspiração, a vontade, o optimismo, mas acima de tudo, perdi a fé em mim mesma, a fé nos outros.Por uma acumular de situações dificeis, de decepçoes, e da minha incapacidade de partilhar as minhas fragilidades com a mesma abertura que partilho a minha força, acabei por me isolar... Costumo dizer que sofro da "Sindrome-da-irmã-mais-velha": a que sempre defende, protege, sustenta ou outros, mesmo na sua própria adversidade.E que dificilmente permite que o contrário aconteça.
Mas a Vida é soberana, e mesmo assim trouxe até mim novas pessoas, que pela sua forma genuína e altruísta de ser, pela sua nobreza de espírito me fizeram compreender que as generalizações são no minimo tóxicas a uma mente saudável.
Foram meses a limpar o lixo...A reutilizar, a reciclar, mas acima de tudo, a "meter a mão no lodo"...Valeu a pena, pois já começo a sentir o lótus a florescer novamente...

Beijinhos de Primavera já com sabor a Verão!

8 comentários:

Anônimo disse...

Olá minha querida, em tempos e num dos piores momentos da minha vida, conheci alguém maravilhoso que ajudou-me imenso, alguem que mesmo nao conhecendo deixei que entrasse na minha vida, alguem a quem abri-me e contei os meus pensamentos mais negros e dolorosos, essa pessoa enviou-me um dia uma msg, vou transcrever-te.

Sobre a Alegria
Kahlil Gibran «


Então, uma mulher disse: "Fala-nos da Alegria e da Tristeza".
E ele respondeu:
"Vossa alegria é vossa tristeza desmascarada.
E o mesmo poço que dá nascimento a vosso riso foi muitas vezes preenchido por vossas lágrimas.
E como poderia não ser assim?
Quanto mais profundamente a tristeza cravar a sua garra em vosso ser, tanto mais alegria podereis conter.
Não é a taça que contém vosso vinho a mesma que foi queimada no forno do oleiro?
E não é a lira que acaricia vossa alma a própria madeira que foi entalhada a faca?
Quando estiverdes alegres, olhai no fundo do vosso coração, e achareis que o que vos deu tristeza é aquilo mesmo que vos está dando alegria.
E quando estiverdes tristes, olhai novamente no vosso coração e vereis que, na verdade, estais chorando por aquilo mesmo que constituiu o vosso deleite".


Alguns dentre vós dizeis: "A alegria é maior que a tristeza", e outros dizem: "Não, a tristeza é maior".
Porém, eu vos digo que elas são inseparáveis.
Vêm sempre juntas; e quando uma está sentada à vossa mesa, lembrai-vos de que a outra dorme em vossa cama.
Em verdade, vós estais suspensos como os pratos de uma balança entre vossa tristeza e vossa alegria.
É somente quando estais vazios que estais equilibrados.
Quando o guarda do tesouro vos suspende para pesar seu ouro e sua prata, então deve a vossa alegria ou a vossa tristeza subir ou descer".

Conheçes ?

Minha querida só te desejo tudo de bom que possa haver nesta vida, tu mereces e ja sabes estarei sempre deste lado .
Um grande e enorme beijo

in "O Profeta"

Liilavati disse...

Grazie tante!:D
Obrigada pelo encorajamento, pela amizade e pelo texto (que não faço a mínima ideia onde o arranjaste:D)
Beijinhos Imperador!

Anônimo disse...

é bom ver que voltas-te a escrever, significa que a tempestade passou...

beijo

Liilavati disse...

:) sim...também à conta duns chazinhos k vieram directamente de Italia!
Grazie

Unknown disse...

she´s back...:D and I´m glad

Liilavati disse...

:D Grazie Sophia!Beijinhos

Liilavati disse...

:D Grazie Sophia!Beijinhos

Merchi disse...

... welcome back!

Greatness Within

  “Protegei-me da sabedoria que não chora, da filosofia que não ri e da grandeza que não se inclina perante as crianças.”  Khalil Gibran