quarta-feira, 16 de abril de 2008

Visita ao Hospital


Na semana passada fui fazer a visita ao Hospital. A visita tem como objectivos mostrar as instalações e equipamentos, esclarecer eventuais duvidas, aconselhar, e desmistificar alguns receios ou inseguranças, bem como aproximar os técnicos de saude dos utentes estabelecendo uma relação de maior confiança.

A visita começa com uma reunião na biblioteca onde os diversos especialistas intervenientes no processo do nascimento fazem as suas apresentações, onde explicam desde a admissão no hospital até aos cuidados a ter com o recém-nascido, já em casa. O ambiente é tranquilizador e proporciona um espaço para questões e esclarecimentos.
Depois é feita a visita às instalações , informando sobre os equipamentos e apresentando o pessoal que dá assistencia.
São distribuidos panfletos informativos sobre os mais diversos temas.

Foi uma experiencia muito positiva e esclarecedora.Fiquei extremamente surpreendida pela positiva, pela disponibilidade e amabilidade das equipas que nos acompanharam, e pelas boas condições que o hospital parece ter.
Mas o que mais me marcou foi a consciencia de quem organiza estas visitas de como é importante olhar para todo o processo da gravidez e nascimento duma forma mais relacional em que a segurança emocional e mental é tão valorizada como a segurança fisica.
E pensar que tanto evoluimos em apenas uma geração.As nossas mães morriam de medo de ir ao hospital e sempre que podiam optavam por ter os seus filhos na clinica privada.

Não sei se em Portugal continental também são organizadas estas visitas, mas confesso que senti que aqui no nosso "calhauzinho", estamos "muito à frente" nestas questões de esclarecer e informar a comunidade para que as intervenções das equipas de saúde sejam apoiadas na confiança e na serenidade de quem as procura.

Os meus sinceros agradecimentos à gestão hospitalar e aos técnicos de saúde que me proporcionaram esta experiencia...

Recomendo a todas as futuras mamãs!

P.S. Politicas à parte,na nossa Ilha, as enfermeiras que dão as aulas de preparação para o parto são obrigatoriamente especializadas nessa area, ao contrario do que acontece no resto do país. A Madeira, é o unico sitio em que os gastos com transportes publicos, para ir ao centro de saude às aulas de preparação, são reembolsados...

Nenhum comentário:

Greatness Within

  “Protegei-me da sabedoria que não chora, da filosofia que não ri e da grandeza que não se inclina perante as crianças.”  Khalil Gibran