segunda-feira, 18 de março de 2013

Caminho do Meio




Um professor zen perguntava ao seu mestre espiritual como era possível que nos ensinamentos dados à tarde estivesse a contradizer os que tinha dado de manhã, com a mesma convicção e intensidade. O mestre respondeu que seguiam o Caminho do Meio, onde os opostos são incluídos, em que todas as qualidades são reverenciadas como oportunidade de crescimento. Acrescentou que , quando via um aluno a divergir para a berma da direita, em direcção ao precipicio, dava ensinamentos que o encaminhassem para a esquerda...E quando o aluno divergia para a esquerda, também em direcção ao abismo, dava instruções para traze-lo para a direita...

Foi o discurso mais simples e revelador para mim, porque continuava a falar sobre o desapego, o famoso desapego muito debatido no budismo, das paixões humanas, do ego. E o professor esclarecia que o apego pode ter uma função no crescimento espiritual. O apego (com coração sábio) duma mãe pelo seu filho pode preserva-lo do abandono e do sofrimento. A paixão (com coração sábio) pode levar ao compromisso, necessário para a estabilidade emocional e mental que proporciona o evoluir enquanto ser humano... A paixão , que gera força interior e determinação para ultrapassar os obstaculos...
O ego, o apego ao ego pode ser importante na medida em que cada um aprende a gostar de si mesmo,a preservar-se, a amar-se, condição essencial para amar os outros. É no mínimo uma perspectiva interessante! :D

Parece-me que o desapego é o espaço, a liberdade, que o amor precisa para crescer, mas em excesso, resulta em atitudes frias e estéreis. Na sua ausencia, atitudes sufocantes e limitantes começam a comprimir os que nos rodeiam... Equilíbrio e equidade, a medida certa de cada acção, depende da situação e do patamar em que cada um está.
O importante, no meu entender, é alinhar a nossa bússola interna com os valores mais elevados do amor e compaixão e aceitar todas estas energias que nos assolam de tempos a tempos (paixão, ego, vaidade, amor, raiva, desespero) com uma grande reverencia, por saber que são grandes professores que a vida nos proporciona.

" A dose é que faz o veneno" (mais uma vez não me lembro do nome do autor)

Um dia feliz para todos...OM SHANTI

P.S. Apesar de gostar muito da filosofia budista, não me considero como tal. A minha educação base foi cristã.Como praticante de Yoga , tenho influencias do Tantra, e o meu percurso tem me levado a conhecer varias ideologias e a respeitar todas, absorvendo para a minha vida o que acho que faz sentido.

2 comentários:

Anônimo disse...

Um PS: verdadeiramente Sábio. Não há religiões certas nem erradas. Há que respeitá-las a todas, e buscar para si os ensinamentos que acharmos mais relevantes.
Talvez o Papa Francisco, nos venha mostrar que ser cristão católico não é só ir á missa...
Om Shanti, dia feliz. Jinhos

Liilavati disse...

As atenções estão viradas para o novo Papa. Vai sem dúvida cumprir a sua missão de inspiração e unificação da Igreja. Tem vontade, tem carisma e um coração generoso.
Om Shanti: Beijinhos

Greatness Within

  “Protegei-me da sabedoria que não chora, da filosofia que não ri e da grandeza que não se inclina perante as crianças.”  Khalil Gibran