sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Emotions



Emotions...Segundo a explicação do professor de meditação, e= exterior + motion= movimento...

Então as emoções , no budismo são consideradas como um processo, uma transformação, um movimento , logo, às vezes o que é necessario é dar tempo e espaço para que essa alquimia ocorra em vez de andar a ser atirado dum lado para o outro pelas emoções.

A meditaçao cria um espaço de segurança e aceitação para observar as emoções e a sua raiz e na maior parte das vezes o simples facto de prestar-lhes atenção consciente, sem apego nem aversao, sem se envolver nos enredos e historias a que estão associadas, é suficiente para se transmutarem.

Emoçoes cristalizadas geram patologias na mente e no corpo...No budismo o ressentimento é a raiva cristalizada, etc...Mas o que aconselham é a não retrair mas também não expressar de forma insensata as emoções mais desafiantes... Aconselham a observar a sua origem e permitir-se senti-las, de preferencia no espaço de confiança e aceitação que é a meditação.

Passado o desconforto inicial de entrar no meio dum furacão, a transmutação das diversas emoções em tranquilidade é algo extraordinario e disponivel para todos. Basta ter a coragem de se sentar um pouco com as suas turbulencias e observar sem se envolver para os milagres acontecerem.

As emoções alteram a bioquimica do nosso organismo, logo, podem ser aditivas. Comportamentos habituais, mesmo que pouco sensatos podem ser causados pela adição a determinada substancia que é produzida pela manifestação duma emoção. Por isso alguns temperamentos são mais dificeis de modelar...Mas como dizia o Michael Goldman: Temperamento não é fatalidade! :D

Emotions...a nossa vida seria tão insipida sem elas! Mas é preciso sabedoria para geri-las de forma a nos movimentarmos no mundo de forma sensata e gratificante para nós a para os que nos rodeiam.

Nenhum comentário:

Greatness Within

  “Protegei-me da sabedoria que não chora, da filosofia que não ri e da grandeza que não se inclina perante as crianças.”  Khalil Gibran