quarta-feira, 4 de junho de 2014

3º dia- A pratica



Se você usar manto, raspar a cabeça, rezar de joelhos todos os dias, e ainda assim se tornar mais raivoso, orgulhoso, rígido e difícil de lidar, não estará praticando a espiritualidade. Você precisa praticar a essência, que é a compaixão e o amor altruísta, e a partir daí tentar ajudar os outros da melhor maneira que puder. Use todos os seus recursos de corpo, fala e mente. Esse é o método. Seja você cristão, hindu, judeu ou budista, a compaixão e o amor são os mesmos. A vitória sobre as falhas e delusões leva à vitória sobre a morte. Meu desejo para cada um de vocês é que alcancem as qualidades de compaixão e sabedoria e o supremo e imortal estado de iluminação.
Texto do livro “Vida e morte no budismo tibetano”, por Chagdud Tulku Rinpoche.

Os meus desafios para este primeiro ciclo são a auto-aceitação e o discurso consciente. E é isso que tenho praticado...

A autoaceitação, pois a sensação é que o tempo de uma vida não é suficiente para tudo o que gostaria de aprender, expressar, viver, sentir e nunca me sinto à altura das minhas proprias exigencias. Não adianta muito os elogios, mesmo que sinceros, que vem do exterior. É um reconhecimento que tem de vir do interior.Aceitar as minhas imperfeições e cuidar mais de mim, um minuto de cada vez :D

O discurso consciente é um desafio de longa data. Se entretanto já aprendi a ser um pouco mais diplomatica ainda é dificil não dizer as coisas com a intensidade com que as sinto. E muitas vezes fico na duvida se devo ser polida ou devo ser sincera, porque nem sempre estas duas qualidades se conjugam. Se sou directa e pragmatica posso ferir os outros...Se nao sou posso ferir-me a mim...
Quando engolir as palavras e quando dizer basta?! É um equilibrio que ainda procuro. Entretanto vou seguindo os conselhos que dou aos que me procuram e tento estabelecer limites saudaveis. Sigo os sinais da vida para nivelar a minha bussola interior.

E a melhor parte do dia foi ir deitar as crianças em que o primogenito confidenciou-me:
" Mae, antes de estar na tua barriga pedi aos Anjos uma mamã que fosse sempre boa para mim. E os Anjos puseram-me na tua barriga e sou muito feliz por estares comigo.És a melhor mãe do mundo. Nunca nos vamos separar."

Por isso, acho que nao faço parte do grupo dos pseudo-espiritualistas que tem uma camadinha de açucar por fora mas por dentro sao amargos que até doi! :D E sou a prática, com erros a acertos, daquilo que acredito...
Om Shanti


2 comentários:

Anônimo disse...

Bem, chegar ao fim do dia, e saborear essas palavras...
alguma coisa deves estar a fazer bem!!!
beijinhos

Liilavati disse...

:D ele é muito afetuoso e verbaliza muito os sentimentos...as nossas conversas de final de dia sao sempre fantasticas...bjs

Greatness Within

  “Protegei-me da sabedoria que não chora, da filosofia que não ri e da grandeza que não se inclina perante as crianças.”  Khalil Gibran