quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Os Testes



No primeiro ciclo são feitos testes de avaliação nas distintas áreas de aprendizagem. Novidade stressante para mim pois obriga a senta-lo a estudar, coisa que não combina com a sua natureza dinâmica!

Teste de português, a disciplina que ele menos gosta. Imprimi umas folhas de teste para fazermos em conjunto, depois da minha aula no ginasio, que antecipei para mais cedo. Ao chegar a casa e chegado o momento de se sentar a fazer os exercicios começaram as contestações:

-Mãe, eu sou uma criança! Preciso brincar! E já fiz um ditado com o pai!

Contra-argumentei explicando as consequências de não se empenhar e de não treinar , escrever e se preparar adequadamente. Isto, já enervada , e cansada dum dia longo.

Ele, não disse mais nada. Abraçou-me e deu-me um beijinho suavemente. Fiquei surpreendida.

Foi a forma cúmplice, silenciosa e amorosa de me dizer: acalma-te mãe, está tudo bem....
Com aquele pequeno gesto relativizou a situação.

- Vai brincar...

E pensei para mim: pode não ser um Às em português, mas em perceber o fundamental da vida, já dá cartas...

2 comentários:

Anônimo disse...

Adoro ler os teus sentimentos...

Liilavati disse...

:)

Greatness Within

  “Protegei-me da sabedoria que não chora, da filosofia que não ri e da grandeza que não se inclina perante as crianças.”  Khalil Gibran