segunda-feira, 19 de setembro de 2016

As 5 Feridas - Lise Bourbeau

Resultado de imagem para as 5 feridas

Resolvi ler porque de certa forma está correlacionado com os 5 Movimentos: Madeira, Fogo, Terra, Metal e Agua.

Na MTC o aspecto emocional é determinante na cura, a harmonia do Shen. Então, tudo o que sejam ferramentas que ajudem a identificar a causa fundamental das patologias, decifrar qual o Movimento ( ou Movimentos) em desarmonia, é sempre util.

Fiquei surpreendida pela positiva pois, o livro está bem organizado, sucinto e com informação interessante e que pode realmente se correlacionar com a MTC. E claro, identifiquei muita santa gente que conheço e agora percebo melhor os seus comportamentos:


Agua= Rejeição = Fugidio
Terra= Abandono = Dependente
Fogo= Traição = Controlador
Madeira = Humilhação = Masoquista
Metal= Injustiça = Rígido


Segundo a autora, as feridas estão correlacionados com aspetos mal resolvidos que se formam na infancia mas podem derivar de vidas passadas. Como energia atrai energia, atraimos os progenitores, e companheiros  que estão nessa mesma sintonia vibracional.
Ela identifica as caracteristicas comportamentais, fisicas e até quais as patologias frequentes de cada ferida. Identifica a mascara comportamental de cada uma delas. E mais importante, os passos para curar a ferida.

1º Passo - Ser capaz de identificar qual a ferida que é mais relevante em nós.
2º Passo - Ser capaz de desmobilizar conscientemente a mascara comportamental
3º Passo - Resolver a ferida latente

E obviamente, fiz a minha auto-analise para perceber qual a mascara que uso com mais frequência e até que mascaras se aplicaram em situações muito particulares. Foi um momento "Eureka!"

Mas , a propósito do ultimo passo, lembrei-me dum episódio em que uma das minhas amigas tinha feito um curso sobre a Sombra e queria conversar comigo.Havia uns aspectos que ela achava que tinham ficado mal resolvidos entre nós e queria um confronto. A verdade é que essa atitude não teve um efeito conciliador, pelo contrario. Achei extremamente invasivo e respondi-lhe , à moda de vulcão, que não tinha problemas com ela e não era confessionário.

Então, muita parcimónia, com o "resolver a ferida" ! :) Há vulcões a cada esquina!







2 comentários:

Anônimo disse...

autch...
Isso soa mesmo a AVISO...

o melhor é não tentar sarar feridas contigo...deixá-las sarar com o tempo. :)

bonito ver que continuas a expressar pensamentos e emoções aqui.

um dia, quando for grande, quero ser como tu! talvez na minha próxima reencarnação, possa assemelhar-me.

PS: hoje a foi mais pacifico a "paragem" na escola dos miúdos?

Liilavati disse...

lolol

Estou em Lisboa estes dois dias...Nada de transito nem de baterias em morte subita! :)
Beijinhos

Greatness Within

  “Protegei-me da sabedoria que não chora, da filosofia que não ri e da grandeza que não se inclina perante as crianças.”  Khalil Gibran