segunda-feira, 29 de maio de 2017

Anukalana Yoga & Acroyoga


Yogendra...Tem sido muito interessante o seu percurso…

Conheci-o num retiro na Alemanha, onde partilhou comigo uma série de ideias e vivenciais. Achei curiosa a sua entrega e abertura, de expor assim a sua vida com alguém que tinha conhecido à 5 min atras…Algo que para mim é impraticável, impensável… Para abrir a boca , mesmo com quem tenho confiança e conheço há milénios para mim não é tarefa fácil.

Mas aprendi com a sua historia de vida.
O pai , multimilionário deixou a mae  e irmãs , casou-se com outra pessoa e ilegitimamente, bem à italiana,  deserdou-os.
A mulher apaixonou-se por outra pessoa, do mesmo circulo espiritual, separou-se, engravidou e , como tudo estava recente demais davam-lhe os parabéns a pensar que o filho era dele. Ele que até queria ser pai, e na sua energia emocional e envolvente de Peixes acalentava uma secreta esperança de reconciliação.
Era musico, professor de guitarra, yogaterapeuta , iridologo. Trabalhava no Inverno para ter dinheiro no Verão para participar nos festivais espirituais, nos Satsanga de diversas linhas de pensamento. E conhecia pessoas carismáticas, diferentes, iguais a si mesmas, com historias de vida incríveis.
Foi à India à procura do Guru, experimentou diversas praticas espirituais. Tinha marcado um traço que tantos de nos temos ( por vezes sem ter consciência disso) de estar em busca de algo, perdido, caminhando sem saber bem qual o seu propósito.

Qual o teu propósito de vida? É aquela pergunta de um milhão de euros… E está tão na moda que até parece absurdo não saber responder com clareza.
A verdade é que apenas uma infinita parcela das pessoas que conheço , quase que, desde que nasceram , sabem com todas as suas células qual o seu propósito. Desde crianças, as suas brincadeiras e interesses foram direcionados para um único tema que as faz vibrar. Mas são as raras exceções. Depois há a maioria esmagadora : os que tem talentos para tudo , e os que não tem talento para nada…

Sim, existem ferramentas que nos ajudam a compreender o porque da nossa existência, neste momento cósmico em particular. Mas nessa urgência em viver um propósito, tanta coisa básica mas importante passa ao lado…
E hoje , na palestra da manha, ouvi algo que fez todo o sentido:
“ A felicidade não é algo que tenhas de obter, é algo que reside em ti” (Mooji)

Foi um caminho longo e árduo de participativa busca e entrega que levaram este meu amigo a chegar onde chegou (com muitas desventuras)… Mas o culminar foi majestoso, e a forma orgânica com que ele imbui os movimentos no estilo de Yoga de desenvolveu, são inspiradores.


Aos 50 anos evoluiu no seu propósito, e acedeu à felicidade que sempre existiu no seu interior…

Om Shanti

Nenhum comentário:

Greatness Within

  “Protegei-me da sabedoria que não chora, da filosofia que não ri e da grandeza que não se inclina perante as crianças.”  Khalil Gibran