domingo, 9 de fevereiro de 2014

Karma



Karma, no budismo theravada não pretende perceber as razões que levam determinados eventos a acontecerem na nossa vida nem pressupoe um sentido de justiça. Karma, significa movimento, a causa resultante dum efeito. O efeito pode ser promovido pela combinação das nossas intenções com as condições externas, como se atirassemos varias pedrinhas num lago, que formam varios circulos que se interligando e criando padrões mais complexos cuja origem (que pedrinha corresponde a que padrão) é complicado de definir.Portanto, o importante , mais uma vez, é seguir o caminho octuplo para ser uma luz neste mundo e compreender os nossos mecanismos internos (que são a força motriz do nosso karma).
Esta noção serve essencialmente para não definirmos as coisas que nos acontecem como responsabilidade dos outros ou de uma força divina, mas sim, assumir o comando da nossa própria vida e compreender que atitudes, crenças, habitos estão a criar determinadas consequencias.

Uma das participantes na palestra online falava duma situação em que um criminoso perseguido pela policia ia a grande velocidade e espatifou a mota e , apesar de ficar com alguns ferimentos , não partiu nem um osso. Em contra-partida um artista deu um passo em falso, caiu do palco e ficou paraplegico...Onde está a justiça? São karmas de vidas passadas? A necessidade de acreditar que existe uma especie de justiça divina que justifique a maldade que os outros infringem na nossa vida , ou que os puna algures no futuro, no fundo é uma forma de alivio pouco duradoura. Porque o sofrimento dos outros raramente alivia o nosso. Continuamos a ter de lidar com as nossas magoas , a progredir nas emoções e a nos libertarmos do passado. Já a felicidade dos outros pode ser verdadeiramente contagiante...Afinal, todos somos um....

Mas o conceito de sincronicidade trás alguma magia ao nosso caminho...Porque conhecemos determinadas pessoas?Como se cruzam os nossos destinos de forma tão complexa , num emaranhado de escolhas e acontecimentos que nos colocam numa determinada posição estrategica? È simplesmente incrivel...

E tenho pensado nas voltas que a minha vida deu para conhecer alguns grandes amigos que são definitivamente parte muito importante na minha vida.

Se os armazens não tivessem passado temporariamente para a Logistica, nem sem quem teve essa ideia brilhante, e não tivessemos feito o inventario juntos... Se nesse dia o meu carro não estivesse ido a lavar e não me tivesses dado uma boleia... Se não tivessemos conversado sobre astrologia e não tivesse ficado a saber que eramos do mesmo signo...se não tivessemos confiado um no outro e partilhado os nossos desafios...se...onde estariamos agora? perguntas sem resposta, pois talvez o que tem muita força tem mesmo que acontecer, assim como a agua dum rio encontra sempre um caminho para chegar ao mar.
Fica no entanto a certeza que a minha vida seria muito mais pobre se não fosse esta grande amizade...

E outros exemplos...Se não tivesse me disponibilizado para "aturar" uma estagiaria não teria feito uma amiga que me incentivou a fazer o curso de reiki. Se não estivesse numa fase da minha vida que precisava de conhecer novas pessoas não teria o impulso de adicionar novas pessoas no facebook. Se a minha grande amiga tivesse escolhido outro logotipo poderia não ter chamado a minha atenção...E foi porque ela publicou algumas fotos do percurso dela que reconheci que era a securita que trabalhava na empresa...E porque um dia cheguei com um mapa astrologico e ela ficou curiosa fizemos uma troca...E assim nasceu uma grande amizade que é um dos pilares da minha vida...

Claro que também há caminhos que acabam em becos sem saida...nesse caso o mais sensato é voltar atrás e seguir por outro trilho.

Por isso: Keep Karma...and carry OM! :-)

Nenhum comentário:

Greatness Within

  “Protegei-me da sabedoria que não chora, da filosofia que não ri e da grandeza que não se inclina perante as crianças.”  Khalil Gibran