sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Feliz Ano Novo Lunar



Inicia-se hoje o ano lunar do Cavalo.
E aqui vão as previsões para 2014 sob regencia deste signo:

"O Cavalo sempre é regido pelo elemento fogo, juntamente com o elemento que rege o ano, o que faz com que os anos regidos por ele sejam de grandes e profundas transformações, grandes movimentos e até mesmo anos turbulentos.
Ao mesmo tempo, é uma grande oportunidadede colocar em prática antigos projetos e ideias que não saíram do papel e fazer grandes mudanças na vida pessoal e profissional, uma vez que o cavalo é um animal forte, disposto, trabalhador e vivaz, o que nos favorece nos momentos de adversidades.
O cavalo é um símbolo universal e é conhecido por ser um grande aliado do ser humano, um trabalhador incansável, símbolo da força que quando bem direcionada pode nos levar muito longe.
Como o cavalo é regido pelo elemento fogo, o ano será muito movimentado e até turbulento. Devido ao seu caráter impulsivo, pode provocar desgastes políticos."

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

The lock




"Um Rei decidiu reunir os homens mais sabios do reino para decidir qual era o mais sabio de todos. 
Prendeu-os numa masmorra com uma caixa de ferramentas e chaves e disse-lhes que tinham 3 horas para sairem de lá ou seriam decapitados. Os sabios olharam para a fechadura que apresentava-se complexa, com varios mecanismos e pormenores e tres deles começaram a experimentar as ferramentas e a tentar resolver o problema. O quarto sabio sentou-se tranquilamente a olhar a porta da masmorra.
Entretanto, conforme o tempo foi passando os tres sabios começaram a ficar preocupados. O primeiro ficou revoltado com a atitude do Rei , o segundo ansioso porque ia perder a cabeça e o terceiro deprimido. Apenas o quarto manteve-se tranquilamente sentado. Quando o tempo estava quase a terminar, o quarto sabio levantou-se , abriu a porta e saiu...A fechadura nunca tinha estado trancada."

Quantas vezes presumimos que temos um problema, quando o unico problema que temos é mesmo a perspectiva com que estamos a olhar para as coisas...

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014




Isto para uma Fogo-Agua com Saturno em quadrantura com o Sol da casa IV para a casa I , é dose... :D (astro-conversas para astro-chatos entenderem :D)

O que vale é que a Vida ensina...E seriedade a mais não resolve nada, só atrapalha...Os maiores mestres são os que conseguem levar a vida com sentido de humor e estão à vontade com as suas imperfeições.

Emotions



Emotions...Segundo a explicação do professor de meditação, e= exterior + motion= movimento...

Então as emoções , no budismo são consideradas como um processo, uma transformação, um movimento , logo, às vezes o que é necessario é dar tempo e espaço para que essa alquimia ocorra em vez de andar a ser atirado dum lado para o outro pelas emoções.

A meditaçao cria um espaço de segurança e aceitação para observar as emoções e a sua raiz e na maior parte das vezes o simples facto de prestar-lhes atenção consciente, sem apego nem aversao, sem se envolver nos enredos e historias a que estão associadas, é suficiente para se transmutarem.

Emoçoes cristalizadas geram patologias na mente e no corpo...No budismo o ressentimento é a raiva cristalizada, etc...Mas o que aconselham é a não retrair mas também não expressar de forma insensata as emoções mais desafiantes... Aconselham a observar a sua origem e permitir-se senti-las, de preferencia no espaço de confiança e aceitação que é a meditação.

Passado o desconforto inicial de entrar no meio dum furacão, a transmutação das diversas emoções em tranquilidade é algo extraordinario e disponivel para todos. Basta ter a coragem de se sentar um pouco com as suas turbulencias e observar sem se envolver para os milagres acontecerem.

As emoções alteram a bioquimica do nosso organismo, logo, podem ser aditivas. Comportamentos habituais, mesmo que pouco sensatos podem ser causados pela adição a determinada substancia que é produzida pela manifestação duma emoção. Por isso alguns temperamentos são mais dificeis de modelar...Mas como dizia o Michael Goldman: Temperamento não é fatalidade! :D

Emotions...a nossa vida seria tão insipida sem elas! Mas é preciso sabedoria para geri-las de forma a nos movimentarmos no mundo de forma sensata e gratificante para nós a para os que nos rodeiam.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

For you!


Mapa do tesouro

"Mindfulness is not difficult...difficult is remembering to be mindful" Gil Fronsdal

Um dia vou aos Estados Unidos conhecer este grande professor, ao Insight Meditation Center, California :-)


terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Adorei!

A realidade não é o que acontece à tua volta. A realidade é o que te acontece à tua volta.

Se adoras sol e está a chover, tens duas possibilidades: ficar deprimido e triste e escurecido por dentro porque está a chover e adorares sol; ou passares a adorar chuva e ficares feliz por estar a acontecer algo de que gostas tanto. Não há, na essência, acontecimentos potenciadores de só dor e acontecimentos potenciadores de só felicidade. No limite: não há acontecimentos potenciadores do que quer que seja. És tu quem potencia ou despotencia os acontecimentos que te acontecem. Os acontecimentos não acontecem sobre ti – os acontecimentos acontecem sob ti. Tudo o que acontece acontece-te. Porque só acontece depois de te ter acontecido. Se não te aconteceu: não aconteceu. Se ganhaste o Euromilhões e nunca soubeste que ganhaste o Euromilhões: nunca ganhaste o Euromilhões. Se nunca ganhaste o Euromilhões e acreditas que ganhaste o Euromilhões: ganhaste o Euromilhões. Agora pensa: ganhar o Euromilhões é sentir ganhar o Euromilhões. É sentires, dentro de ti, o Euromilhões. Não são as notas que te fazem feliz, não é a vitória que te faz feliz. És tu quem te faz feliz. És tu o teu Euromilhões. É bom que apostes, todas as semanas da tua vida, todos os dias da tua vida, tudo o que tens em tudo o que és. Porque és tu tudo o que tens."


-------------------------
in "O Livro dos Loucos", de Pedro Chagas Freitas

No regrets

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Ja sou Tia!!!!



Pois é...com 40 semanas e um dia o Afonso la resolveu vir conhecer a familia. Nasceu com 3,360 de cesariana mas está tudo bem. É um anjinho lindo!

O Santiago adorou conhecer o primo, pegar nele, mexer nos seus pezinhos...Achou o maximo e lindo!
Quando chegou a casa disse: " Mae, e o nosso bébé!" Eu respondi: " Ja temos o Lucas...ele é o nosso bébé!" e ele insistiu: " Não mãe, falta um, tres é que era bom!":D
Nestes momentos ele nao se lembra das patifarias que o irmao ja lhe faz :D Ficou encantado com o primo!

Estamos hiper-felizes com o novo membro da familia! Que delicia segurar nos braços um bébé...uma benção, uma esperança....

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

A Viagem

- Mãe, a Matilde vai no avião. Achas que ela volta?
-Sim, ela deve ter ido de ferias mas depois tem de voltar para a escola para aprender. Ela não disse quando voltava?
-Ela não disse...Eu queria que ela fosse e se divertisse mas depois voltasse...

Com 5 aninhos já tem a generosidade de querer o bem daqueles que gosta em detrimento das suas necessidades...Quando ele disse k gostava que ela se divertisse, mesmo aflito sem saber se ela ia voltar...Fiquei  super-orgulhosa a pensar k tt adulto nem tem a noção do que é gostar assim de alguem...

E ele é tão discreto ao contrario dela que agarra-se ao pescoço dele como se o mundo fosse acabar quando no final do dia de escola têm de se despedir! :D


quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Pequena grande vitória|

O primeiro ano já está! :D
Passei o semestre com a melhor avaliação da turma! Parabens para mim! :D



Greatness Within

  “Protegei-me da sabedoria que não chora, da filosofia que não ri e da grandeza que não se inclina perante as crianças.”  Khalil Gibran