sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Festa de Natal



A Festa de Natal...depois de dias sem fim de ensaios e preparações, lá chegou...
E entre canções e representações natalicias, as crianças e os professores que as prepararam ofereceram um momento cativante esperança e de dedicação aos pais e familiares...Um momento para também reflectir sobre a mensagem do Natal.
A plateia estava cheia e as crianças, do palco, procuravam com os seus olhinhos brilhantes pelos seus familiares e partilhavam com os amigos o entusiasmo de os encontrar naquele mar de gente.

Confesso que sou daquelas mães que acena e manda beijinhos para o meu filho...ele por enquanto ainda sorri e devolve os mimos :D
 E fico emocionada com a entrega e a dedicação que ele põe na sua participação. Mais uma vez , representou , cantou e dançou com o seu natural entusiasmo!

Mas a grande lição veio depois...
Na ultima semana não tenho sido eu a leva-lo e a traze-lo da escola pelo que, não recebi o recado que era preciso uma camisola vermelha e um chapeu de Pai Natal para a ultima canção, em que todas as turmas se juntaram para cantar uma canção de Natal...Escusado dizer k fiquei para morrer quando dei conta que o meu filho era o UNICO sem a camisola vermelha...Havia outros que estavam com outras cores , mas por opção...
Foi aquele momento em que um misto de irritação e decepção se apoderou de mim...Fiquei de rastos e fui controlando a vontade imensa de desatar a chorar no meio de toda aquela gente... As tentativas de minimização daquele episodio pelos que me rodeavam só me fez sentir ainda pior...

Para alguem que como eu leva a maternidade muito a serio, foi um golpe directamente no coração... É daquelas coisas que para mim NUNCA poderia acontecer, porque preparo com tanta antecedencia e dedicação tudo o que me pedem da escola...e sou assim também nas restantes situações da minha vida...Meses a me preparar para os eventos assinalados, sejam aniversarios, festas, testes, etc...

E no final do dia, nas nossas conversas antes de dormir, em que me deito com eles e seguro as suas maozinhas até adormecerem, perguntei-lhe se ele tinha ficado aborrecido de não ter levado a roupa como os outros meninos e pedi desculpa , que não tinha recebido o recado , não sabia que era preciso.
Ele respondeu: "Mãe. eu não fiquei triste, eu estava muito feliz! Não importa a roupa! Isso não importa! " e ainda acrescentou: "Estás sempre desculpada"...
Eu insisti: "Gostaste da tua festa?" ...Ele respondeu: "Gostei muito"

Fiquei tão comovida, ao mesmo tempo aliviada e de certa maneira feliz por saber que ele tem a capacidade de olhar com simplicidade para o que é realmente importante e aproveitar os momentos com toda a sua entrega... Porque o que importou foi partilhar aquela festa com a familia e amiguinhos num verdadeiro espirito de Natal.

Bem mais desenrascado que a mãe! Se fosse eu a passar por isso na idade dele, o espetaculo ia ser fora do palco :-)...

Tanta teoria, tanta filosofia, e são estas as verdadeiras lições da Vida.

Nenhum comentário:

Greatness Within

  “Protegei-me da sabedoria que não chora, da filosofia que não ri e da grandeza que não se inclina perante as crianças.”  Khalil Gibran