quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Basic Human Psicology

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Uma publicação no facebook levou-me ate um livro. O livro levou-me a outro video e , na descoberta do Vigyan Bhairav, encontrei uma analise curiosa dos impulsores humanos. Para além de ser uma boa ferramenta de autoconhecimento, também ajuda a detetar os pontos de atrito nos relacionamentos (sejam de que ordem forem).

Então, segundo o video de Khurshed Batliwala e Dinesh Ghodke ,os seres humanos tem 6 necessidades psicológicas que emergem da personalidade em diferentes proporções:

- Conservação -   Necessidade de planeamento , organização, arrumação, metodologia
- Variação -  Necessidade de novidades, seguir intuição, conhecer pessoas/tradições/outros caminhos
- Significância -  Necessidade de reconhecimento, de elogio , de validação exterior
- Amor e Conexão -  Necessidade de se relacionar , afectuosidade, contacto, grupos.
- Crescimento -   Necessidade de aprender coisas novas, de evoluir, de expansão mental/emocional
- Contribuição -   Necessidade de ter um papel activo na comunidade, voluntariado, movimentos ecológicos.


O exercício consiste em pontuar de 1-10 a importância de cada um dos factores para si e para a pessoa com quem se relaciona.  As respostas devem ser espontaneas, sem pensar muito , e honestas, para que o resultado seja fiável.
Os aspectos onde existir maior diferença de pontuação , são os factores de atrito no relacionamento...
É uma boa base de reflexão e compreensão das suas próprias necessidades psicológicas e das necessidades dos outros.

Vigyan Bhairav, ou a Ciência do Supremo, são textos antigos indianos onde Shiva ensina a Parvati 112 meditações para a Transcendência, ou seja, tomar consciência da Verdadeira Realidade , como fonte de felicidade plena.

Não sei se por estar a planear a viagem à India, estou a ampliar-me, do Budismo Zen ( Vedanta) para o Tantra novamente... Ou se é apenas a Necessidade de Crescimento = 10. :)

Dia Feliz para Todos!

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  “Protegei-me da sabedoria que não chora, da filosofia que não ri e da grandeza que não se inclina perante as crianças.”  Khalil Gibran